INDICADORES DE QUALIDADE

A qualidade dos serviços e produtos fornecidos pela CEB-D, são aferidas por meio dos padrões indicados na resolução 414/2010 – ANEEL. O não cumprimento dos prazos regulamentares nos obriga a calcular e efetuar o crédito ao consumidor, em sua fatura de energia elétrica, em até dois meses após a ocorrência, conforme a seguinte equação:

CRÉDITO = EUSD / 730 x PV / Pp x 100

Onde:

►EUSD = Encargo de uso do sistema de distribuição relativo ao mês de apuração;

►730 = Número médio de horas no mês;

►PV = Prazo verificado do atendimento comercial;

►Pp = Prazo normativo do padrão de atendimento comercial.

 

Quando ocorrer violação de mais de um padrão de atendimento comercial no mês, ou, ainda, em caso de violação do mesmo padrão comercial, mais de uma vez, deve ser considerada a soma dos créditos calculados para cada violação individual no período de apuração; 

 

O valor total a ser creditado ao consumidor, no período de apuração, deve ser limitado a 10(dez) vezes o valor do encargo de uso do sistema de distribuição;

 

Para os atendimentos comerciais com prazo em dias úteis, considera-se que o prazo foi violado ainda que o serviço seja executado em dias não úteis imediatamente subseqüentes ao término do prazo;

 

Para os atendimentos comerciais com prazo em dias úteis, a contabilização do PV deve ser realizada considerando-se a soma do prazo regulamentar com os dias corridos a partir do dia imediatamente subseqüente ao vencimento do prazo até o dia da efetiva execução do atendimento.

 

Consulta a outros indicadores:

http://www.aneel.gov.br/indicadores



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