Eficiência Energética e Pesquisa e Desenvolvimento

 

De acordo com a Lei n.º 9.991/2000, todas as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica têm a obrigação legal de aplicar parte de sua receita operacional líquida em pesquisas do setor elétrico e em programas de eficiência energética.

 

Todos os anos, a CEB Distribuição desenvolve Programas de Eficiência Energética por meio de projetos que visam benefícios como minimizar o desperdício de energia elétrica, reduzir o consumo e a demanda no horário de ponta, favorecer a sociedade direta e indiretamente por meio da redução de custos, postergação de investimentos na ampliação da rede de distribuição e diminuição da necessidade de ativação de termelétricas no Sistema Interligado.

 

Além do benefício na correta utilização da energia elétrica, os projetos de eficiência energética contribuem para o meio ambiente realizando a correta destinação dos resíduos no processo de reciclagem dos equipamentos recolhidos, e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, já que os recursos economizados com energia poderão ser investidos em saúde, educação e lazer.

 

 

 

Diferentemente da pesquisa acadêmica pura, que se caracteriza pela liberdade de investigação, os Programas de Pesquisa & Desenvolvimento no Setor Elétrico devem ter metas e resultados bem definidos.

 

Todo projeto de P&D deverá ser enquadrado em sua fase proposta para desenvolvimento dentro da cadeia da inovação podendo ser classificada como pesquisa básica dirigida, pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental, cabeça de série, lote pioneiro ou inserção no mercado.

 

As atividades que podem ser relacionadas à execução de projetos de P&D são aquelas de natureza criativa ou empreendedora, desenvolvidas sistematicamente, com vistas à geração de novos conhecimentos com aplicação inovadora de conhecimento existente, inclusive para investigação de novas aplicações. Estes projetos são destinados à capacitação e ao desenvolvimento tecnológico de energia elétrica visando à geração de novos processos ou produtos, ou o aprimoramento de suas características.

 



Voltar