Eficiência Energética e Pesquisa e Desenvolvimento

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

 

De acordo com a Lei n.º 9.991/2000, todas as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica têm a obrigação legal de aplicar parte de sua receita operacional líquida em pesquisas do setor elétrico e em programas de eficiência energética.

Todos os anos, a CEB Distribuição desenvolve Programas de Eficiência Energética por meio de projetos que visam benefícios como minimizar o desperdício de energia elétrica, reduzir o consumo e a demanda no horário de ponta, favorecer a sociedade direta e indiretamente por meio da redução de custos, postergação de investimentos na ampliação da rede de distribuição e diminuição da necessidade de ativação de termelétricas no Sistema Interligado.

Um dos principais projetos desenvolvido atualmente é o Agente CEB que visa a substituição de lâmpadas e geladeiras em comunidades de baixo poder aquisitivo. Os refrigeradores são trocados por modelos mais eficientes e as lâmpadas incandescentes dão lugar a lâmpadas fluorescentes compactas, o que reduz significantemente o consumo de energia elétrica. Também são ministradas palestras educativas para a disseminação de conceitos de eficiência energética para as comunidades.

Além do benefício na correta utilização da energia elétrica, os projetos de eficiência energética contribuem para o meio ambiente realizando a correta destinação dos resíduos no processo de reciclagem dos equipamentos recolhidos, e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, já que os recursos economizados com energia poderão ser investidos em saúde, educação e lazer.

Programas Anteriores 

 

Palestras sobre Eficiência Energética

Você sabia que é possível ter o mesmo conforto em casa, usando todos os seus eletrodomésticos e, ao mesmo tempo, gastar menos energia elétrica?
Você sabe como evitar o desperdício de energia elétrica?

Para  solicitar uma palestra sobre eficiência energética, envie um e-mail para: pee@ceb.com.br

 

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA – 001/2016

                                 

                                 Conforme estabelecido no PROCEDIMENTOS DO PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - PROPEE, aprovado pela Resolução Normativa nº 556, de 02 de julho de 2013, a CEB Distribuição S/A comunica a seus clientes e sociedade em geral, que os projetos do Programa de Eficiência Energética, instituídos pela Lei nº 9.991/2000, estão disponíveis para conhecimento, e podem ser acessados no link www.ceb.com.br.

                                 Comunicamos ainda que CEB Distribuição S/A, na busca do cumprimento de seu papel institucional e visando o estreitamento de suas relações com seus clientes e a sociedade em geral, apresenta seus Projetos de Eficiência Energética a serem realizados no ano de 2016. Esta apresentação tem por objetivo:

                                 • Obter contribuições para aprimoramento dos Projetos de Eficiência Energética a serem implementados no ano de 2016;
                                 • Propiciar à sociedade e em especial aos seus clientes a possibilidade de encaminhamento de seus pleitos, opiniões e sugestões, garantindo desta forma uma participação ampla e democrática.

O prazo para envio das contribuições será até o dia 04 de maio de 2016.

As contribuições poderão ser enviadas para o endereço postal:
CEB DISTRIBUIÇÃO S.A
SIA Setor de Áreas Públicas Lote C – Bloco C – Brasília – DF
CEP: 71.215-902

Ou ainda enviadas para o endereço eletrônico: pee@ceb.com.br

 

 

Total de recursos investidos em 2015: R$ 950.731,50
Saldo da conta de PEE em dezembro de 2015: R$ 41.229.299,23

 

Edital de Chamada Pública de PEE 001/2016 e outros arquivos 

 

 PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

 

Diferentemente da pesquisa acadêmica pura, que se caracteriza pela liberdade de investigação, os programas de P&D no Setor Elétrico devem ter metas e resultados bem definidos.

Todo projeto de P&D deverá ser enquadrado em sua fase proposta para desenvolvimento dentro da cadeia da inovação podendo ser classificada como pesquisa básica dirigida, pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental, cabeça de série, lote pioneiro ou inserção no mercado.

As atividades que podem ser relacionadas à execução de projetos de P&D são aquelas de natureza criativa ou empreendedora, desenvolvidas sistematicamente, com vistas à geração de novos conhecimentos com aplicação inovadora de conhecimento existente, inclusive para investigação de novas aplicações. Estes projetos são destinados à capacitação e ao desenvolvimento tecnológico de energia elétrica visando à geração de novos processos ou produtos, ou o aprimoramento de suas características.

 

Chamada Pública 001/2016 

  

Relatório de Atividades - 2015

Com o objetivo de dar transparência e publicidade aos projetos realizados e colher subsídios para elaboração de novos projetos, a empresa deverá publicar, no mês de março de cada ano, em jornal de publicação diária e grande circulação no Estado e/ou Município, o saldo da Conta de P&D e informações sobre os projetos concluídos pela empresa e aprovados pela ANEEL no ano anterior.


Deverão ser destacadas as seguintes informações para cada projeto: título, prazo de execução, objetivo, descrição técnica sucinta, investimento realizado, entidades envolvidas. Deve estar em destaque também o prazo e a forma de recebimento das contribuições para novos projetos. Quando a empresa dispuser de portal na Internet, a publicação no jornal poderá ser restrita a uma nota contendo o endereço eletrônico onde se encontram disponíveis o saldo da Conta de P&D e as informações requeridas.


No caso das empresas de Sociedade Anônima (S/A) essas informações poderão ser publicadas nas Notas Explicativas do Balanço Anual. 

 

Dúvidas ou sugestões

Se você tiver um tema para investimento em P&D ou projetos de PEE conforme estabelecido pela ANEEL, envie um e-mail para ped@ceb.com.br  ou pee@ceb.com.br, respectivamente. Todas as ideias serão bem vindas!

 

Voltar



Voltar