Agente CEB instala aquecedores solares em residências de baixa renda

A CEB Distribuição iniciou a instalação dos aquecedores solares em residências de baixa renda de Ceilândia. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Companhia, Agente CEB, que promove a adoção de medidas de uso racional de energia por meio da substituição de refrigeradores e lâmpadas ineficientes, e da doação de aquecedores solares. 
 
O chuveiro elétrico representa cerca de 30% dos gastos domésticos com energia. A terceira edição do Agente CEB fará a instalação de 2 mil aquecedores solares nas casas de consumidores que residem em localidades carentes do Distrito Federal. O equipamento tem capacidade para aquecer 200 litros de água utilizando apenas a luz solar. Com a utilização do aquecedor solar, a CEB-D estima que o consumidor consiga reduzir seu consumo mensal em torno de 70 Kwh, o que pode representar uma economia aproximada de R$ 450,00 por ano, dependendo dos hábitos de consumo de água aquecida da residência. 
 
Até o momento, 15 aquecedores já foram instalados. Todo processo é gratuito. A seleção das residências é feita por meio de visitas de campo dos agentes do programa que verificam as condições estruturais das casas para instalação da placa de captação da luz solar e do reservatório térmico (onde a água aquecida fica armazenada).
 
 
O que é Programa de Eficiência Energética – PEE
 
Os contratos de concessão firmados entre as distribuidoras e o Ministério de Minas de Energia (MME) estabelecem obrigações e encargos às empresas perante o poder concedente. Uma dessas obrigações consiste em aplicar anualmente o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica. Legislação: Lei Nº  9.991, de 24/07/2000. 

 

 

 

 Outras Notícias...



Voltar