CEB orienta estudantes sobre perigos da energia elétrica

PERIGOS DA ENERGIA ELÉTRICA - Alunos da rede pública de ensino estão aprendendo a ter uma relação segura com as redes de energia e também com equipamentos elétricos. A ação, promovida pela CEB Distribuição, começou na quarta-feira (30) no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 02 da Estrutural.  Na quinta-feira (31), foi o dia dos estudantes do CEF 407 da Samambaia conhecerem atitudes preventivas de segurança. As palestras também serão realizadas em escolas de outras quatro cidades do Distrito Federal.

 

O trabalho de conscientização faz parte da campanha “Energia Elétrica não é brincadeira”, iniciada no ano passado. Participaram da ação 500 crianças e adolescentes do Gama, Planaltina, Sobradinho e São Sebastião. Neste ano, a meta é alcançar mil alunos do ensino fundamental e torná-los multiplicadores da campanha em sua comunidade.

 

O Superintendente de Operações do Sistema Elétrico da CEB, Marcus Sérgio Fontana, acredita no potencial dos jovens para repassar o aprendizado para a família e para toda a comunidade. “Nosso objetivo é utilizar as crianças para formar uma cultura. E também para levar para a família esses cuidados com o uso de energia elétrica”, explica.

 

Nas palestras, técnicos da CEB apresentam vídeos curtos e bem-humorados relatando situações de risco com a energia elétrica, tanto nas ruas quanto em casa. Pipas na fiação, objetos atirados ou próximos à rede elétrica, o uso do chuveiro e até equipamentos como chapinha e carregadores de celular são alguns dos itens que mereceram atenção especial dos estudantes.

 

Em um bate-papo, os alunos são estimulados a contar experiências vivenciadas com a energia. Nicole Araújo, de 11 anos, diz que, com a palestra, ficará mais atenta quanto ao uso de equipamentos eletroeletrônicos. “Vou tomar mais cuidado com o celular e a chapinha”. Já a professora do Centro de Ensino Fundamental 02 da Estrutural Deise Irineu, de 27 anos, aprovou a ação da CEB. “Toda iniciativa que ensina a prevenir e a não fazer irregularidades relacionadas a eletricidade é super válida”, alerta.

 

Ao final da ação, os estudantes recebem kits contendo camiseta, squeeze, lápis, caneta, régua e folders educativos de segurança e economia de energia. Além da Estrutural e Samambaia, as palestras serão ministradas em Santa Maria, Planaltina e Gama. 

 

O Agente CEB é um Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O recurso para o investimento é previsto na Lei Federal Nº 9.991, de 24/07/2000, que determina, às distribuidoras de energia, investirem, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida anual em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica. 
 
 
 
 
 
 
 
 

 



Voltar