CEB ALERTA SOBRE OS PERIGOS DE SOLTAR PIPA PERTO DE REDES ELÉTRICAS [2019]

CEB ALERTA SOBRE OS PERIGOS DE SOLTAR PIPA PERTO DE REDES ELÉTRICAS – Empinar pipas é uma das diversões mais comuns entre as brincadeiras de rua, no entanto, a prática pode trazer sérios riscos caso não sejam tomados os devidos cuidados.
 
Além dos prejuízos materiais e financeiros, soltar pipa embaixo da rede elétrica pode provocar curto-circuito, desligamentos de redes de distribuição e acidentes com choques, caso ela enrosque na fiação. Em casos mais graves, podem levar à morte de quem está brincando com o objeto.
 
Outra preocupação é em relação ao uso do cerol, mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores, ou ainda à linha chilena, mistura de substância fixadora e óxido de alumínio, que é um dos principais causadores dos desligamentos. Quando entram em contato com a rede, geralmente provocam curto circuito e até o rompimento dos cabos, podendo causar um choque elétrico grave ou até mesmo fatal.
 
Como forma de prevenir, a CEB realiza o ano inteiro manutenção preventiva nas redes, removendo pipas e outros objetos das redes elétricas, mas nos período de férias essa incidência aumenta, causando transtornos à população. Em adicional, rotineiramente são divulgadas ações e campanhas educativas de utilidade pública que mostram os Riscos e Perigos da Energia Elétrica à população. Mas ressaltamos a importância de que todos estejam atentos e orientem seus familiares sobre esse tema. 
 
Confira dicas e mais informações no nosso site e em nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram).
 
Restos de pipa em Linha de Subtransmissão de 138kV.
 

Brasília, 9 de janeiro de 2019.
 


Voltar