Fachada do STF ganha nova iluminação de LED

 
Presidente do STF, Dias Toffoli, Governador do DF, Ibaneis Rocha e presidente da CEB, Edison Garcia

 
Na noite desta segunda-feira (26.08), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, e o presidente da Companhia Energética de Brasília, Edison Garcia, inauguraram a nova iluminação da fachada do STF, localizado na Praça dos Três Poderes. As obras, feitas em parceria com a Secretaria de Obras do DF, incluíram a instalação de 140 novos projetores de LED 35 watts com protetores de concreto (para período de chuvas), dois projetores de LED 200 watts com foco na Estátua de Têmis, a deusa da Justiça; além da instalação de um novo sistema de drenagem, de dutos e substituição de todo o cabeamento.
 

Para o presidente da CEB, Edison Garcia, a revitalização na iluminação dos pontos turísticos da capital atende a vários objetivos. “Brasília é uma cidade que se destaca pela sua arquitetura. A luz é um instrumento importante de valorização desses monumentos à noite, incentiva o turismo na área central da cidade e também dá uma sensação de segurança aos brasilienses e aos turistas”, destacou.

 

Já o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ressaltou, durante o evento, a importância da união entre os poderes públicos para o cumprimento do programa de revitalização da área central de Brasília. “Esse projeto de revitalização da praça foi solicitado pelo ministro Toffoli logo após as eleições. Não estamos medindo esforços e esperamos contar com os poderes Executivo e Legislativo para que esse, que é um dos maiores monumentos do país e que tem muitas visitações, seja totalmente restaurado”, afirmou o governador.

 

“A nova iluminação externa do Supremo é uma medida que vem somar ao projeto de revitalização de toda a Praça dos Três Poderes. O Supremo é o símbolo maior da nação brasileira e é o único, dos três Poderes, que não tem uma via de carros para atrapalhar o acesso direto à Praça. Por sua vez, a fachada estava malcuidada. Então surgiu esse convênio em que o GDF, a CEB e o STF somam esforços para melhorar toda a qualidade - física, estrutural e ambiental - da praça e seu entorno”, explicou o presidente do STF, Dias Toffoli.

 

Edison Garcia destacou ainda as vantagens da tecnologia de LED. “Essa tecnologia nova, a iluminação de LED, ressalta e aquece bem os monumentos. Além disso, resulta em excelente economia de energia para o GDF, já que o LED consome menos e dura mais. A CEB vem desenvolvendo o programa de eficiência energética não só na área central, como também em outras áreas do Distrito Federal, como forma de dar segurança ao cidadão, principalmente em áreas escuras e bairros mais carente da cidade”, completou.

 

Nova iluminação externa do Supremo Tribunal Federal

 

Também prestigiaram o evento o secretário de Justiça e Cidadania do DF, Gustavo Rocha, a procuradora-geral do DF, Ludmila Galvão; e os secretários de Obras e Infraestrutura, Izídio Santos; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo; de Cultura, Adão Cândido e de Trabalho e Educação, João Pedro Ferraz.

 

Brasília, 27 de agosto 2019.

 Outras Notícias...



Voltar