Monumentos da Praça dos Três Poderes iluminados por LED


Museu Histórico de Brasília iluminado por LED

 

A Praça dos Três Poderes é uma das principais atrações da nossa capital. De lá, é possível avistar os principais prédios de cada um dos Poderes: Palácio do Planalto (Executivo), Congresso Nacional (Legislativo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário). O enorme espaço aberto, a predominância de concreto e as esculturas tornam a praça única. Para realçar a beleza do local no período da noite, a Companhia Energética de Brasília - CEB, em parceria com a Secretaria de Obras, fez a instalação de 40 projetores de iluminação de destaque nos monumentos Dois Candangos, Busto de Israel Pinheiro, Marco Brasília, Pombal  e Museu Histórico.

 

Os novos projetores possuem a tecnologia LED, que, além de gerar mais visibilidade e potência na iluminação, também traz economia para a conta de energia do DF. A obra custou R$ 237 mil e foi executada através dos recursos da CIP – Contribuição de Iluminação Pública.

 

A iluminação dos monumentos surpreendeu positivamente Carlos Pacheco, 67, de Belém do Pará. Aposentado, Pacheco resolveu passar a quarentena na casa do filho, que reside em Brasília. Na noite desta quinta-feira, 25/06, ele aproveitou o clima agradável para visitar a Praça dos Três Poderes. “Todo ano eu venho aqui na praça e desta vez eu senti que tinha algo diferente. Depois de tirar algumas fotos, percebi que a mudança foi na iluminação. Está bem mais bonito agora e até mais seguro”, contou.

 

Carlos Pacheco na Praça dos Três Poderes

 

Para o presidente da CEB, Edison Garcia, Brasília é uma cidade marcada pela sua arquitetura e uma iluminação adequada tem o poder de evidenciar isso. “Essa é uma das praças mais importantes do nosso país e precisava de uma iluminação mais eficaz, que realçasse a beleza das esculturas. Essa obra faz parte do projeto que a CEB vem executando desde 2019 para iluminar os pontos turísticos do centro da capital”, destacou.

 

O Jardim das Palmeiras Imperiais e a Praça dos Ipês, localizados atrás do Congresso Nacional, são exemplos de locais que já receberam a nova iluminação de LED. Assim como a fachada do Supremo Tribunal Federal, a Estátua de Têmis, a Praça da Cidadania, a Praça do Buriti e a Feira de Torre de TV.

 

     

 

 

Brasília, 29 de junho 2020.

 Outras Notícias...



Voltar