CEB inicia substituição de lâmpadas e geladeiras na Estrutural

Entrega de refrigeradores na Estrutural

 

O senhor Euclácio Oliveira de Souza, 44 anos, acompanhava atentamente a abertura da embalagem de sua nova geladeira. Ele foi o primeiro cliente a ser contemplado pelo Programa Agente CEB 4, que começou a substituição de lâmpadas e geladeiras nesta quarta-feira, 30/12, na Estrutural.

 

Pai de dois filhos, Euclácio estava ansioso pelo novo equipamento, já que a antiga geladeira tinha quase 16 anos de uso. “Minha conta estava vindo muito alta, por conta da geladeira velha, que consumia muita energia. Como a nova é mais econômica, agora vai sobrar um pouco mais de dinheiro no final do mês”, comemora.

 

Euclácio Oliveira e família recebendo a geladeira

 

Para a dona de casa Maria dos Reis Lopes, 48 anos, terminar o ano com uma geladeira novinha em casa, foi o melhor presente que ela poderia receber. “Há muito tempo eu queria trocar minha geladeira, mas não tinha condições. Até olhei em lojas de móveis usados e ainda assim achei caro. Graças a Deus e à CEB recebi uma nova hoje”, contou Maria enquanto se emocionava ao ver a nova geladeira sendo entregue pelos agentes do programa.

 

Além de Euclácio e Maria, outras 3.998 mil famílias também serão beneficiadas pelo Agente CEB 4. O programa prevê a substituição de 4 mil refrigeradores e 250 mil lâmpadas convencionais por lâmpadas LED e ainda a regularização de 500 consumidores com a instalação de “postinhos” e medidores de energia no Distrito Federal.


“O principal objetivo do Agente CEB é promover o combate ao desperdício de energia por meio da conscientização da população. As palestras educativas, associadas aos equipamentos eficientes distribuídos no projeto, promovem a redução do consumo e, consequentemente, ainda aliviam as contas mensais da população mais carente do Distrito Federal”, afirma o Diretor de Regulação, Wanderson Menezes.

 

Depois que todas as entregas forem feitas na Estrutural, o programa segue para Brazlândia, Ceilândia, Itapoã, Paranoá, Varjão, Sobradinho II, Planaltina, São Sebastião, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e Samambaia.

 

Agente CEB 4
Para participar do programa é preciso ser cliente da CEB, estar adimplente com a Companhia e incluído no Cadastro Único de assistência social do Governo Federal. “Além disso, deve possuir uma geladeira funcionando com, no mínimo, dez anos de uso e até cinco lâmpadas florescentes compactas, incandescentes ou halógenas, atendendo aos critérios do Programa”, explica o presidente da CEB, Edison Garcia. “É um incentivo para a regularização no Distrito Federal“, destaca.

 

O Agente CEB faz parte do Programa de Eficiência Energética, regido pela Lei nº 9.991/2000, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A lei determina que as concessionárias de distribuição de energia elétrica devem aplicar, anualmente, 0,40% de sua receita operacional líquida no desenvolvimento de projetos que têm como objetivo principal promover o uso eficiente e racional de energia.

 

Brasília, 30 de dezembro de 2020.  

 Outras Notícias...



Voltar