Mais de mil luminárias de LED serão instaladas no Guará

 

A comunidade do Guará já sentiu os reflexos positivos da iluminação de LED na Avenida Contorno, a principal do bairro, que foi eficientizada em maio deste ano. A população ficará ainda mais contente com o novo projeto iniciado na manhã desta quarta-feira (30.12), pela Companhia Energética de Brasília - CEB, que compreenderá a iluminação pública das quadras pares do Guará II.

 

Para acompanhar a primeira troca de luminárias na rua do Setor de Oficinas, estiveram presentes o presidente da CEB, Edison Garcia, a administradora do Guará, Luciane Quintana, e o deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), que destinou emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para a execução do projeto.

 

“A iluminação pública tem como princípio a segurança do cidadão. Essa parceria do deputado Delmasso com a CEB tem proporcionado a execução de projetos de eficientização em toda a cidade, e a população é a principal beneficiada”, disse no evento o presidente da CEB, Edison Garcia.

 

 

Ao todo serão substituídas 1.420 luminárias convencionais por LED. De acordo com a administradora do Guará, Luciane Quintana, os moradores das quadras que já foram eficientizadas elogiaram bastante a melhoria da iluminação pública. “O cidadão guaraense gosta de fazer caminhada à noite, utiliza as praças e as PEC’s. Então, o reforço na iluminação impacta diretamente na saúde do morador, que se sente mais seguro para praticar exercícios físicos. O Guará também tem uma grande população idosa, que precisa dessa iluminação para evitar acidentes”, explicou a administradora Luciane.

 

O advogado Marcus Vinícius,28 anos, é morador do Guará há 14 anos. Enquanto passeava com o seu cachorro, contou sobre a iluminação ao redor do seu prédio, na Área Especial 02. “Antes da iluminação na Avenida Contorno, aqui era bem mais escuro, perigoso de andar à noite. Hoje já é bem mais tranquilo, e tenho certeza que vai melhorar ainda mais quando as ruas paralelas também forem de LED”, disse Marcus.

 

 

Há 16 anos, o deputado distrital Rodrigo Delmasso escolheu o Guará para morar com a sua família. Para ele, é grande a satisfação de ver os impactos dos projetos na qualidade de vida dos moradores. “Uma das principais demandas da população guaraense era a segurança pública. A Polícia Militar e Polícia Civil fazem um trabalho excepcional. Em conversa com eles, foram pontuados locais que tinham falha na iluminação e que agravava as manchas criminais. Com base nisso, começamos a investir na iluminação de LED na cidade e agora todas elas sumiram”, declarou Delmasso.

 

Atualmente, a Companhia Energética de Brasília atua para finalizar as quadras pares do Guará 1 e, com o início da execução desse novo projeto, passará a atuar nas quadras 24 a 30 e QE 40. A área que compreende o Lúcio Costa já está com a iluminação de LED pronta. A previsão é que, em 2021, todas as luminárias da Região Administrativa do Guará, incluindo o SOF Sul, sejam do modelo de LED.

 

Brasília, 30 de dezembro de 2020.  

 Outras Notícias...



Voltar