Sabemos que distribuir energia é algo fundamental para o desenvolvimento do Distrito Federal. Mas também sabemos que nossas ações geram impactos sociais e ambientais na região. Sabendo que o meio ambiente equilibrado e desenvolvimento social são essenciais para o bem-estar de todos, desenvolvemos as seguintes ações:

 

As lâmpadas utilizadas devem ter destinação correta para que seus resíduos não causem danos ao meio ambiente e nem à saúde das pessoas. Nesse sentido, temos dois pontos de coletas para lâmpadas residenciais que chegaram ao fim de sua vida útil. Eles estão localizados nas Agências de Atendimento na 508 sul e de Brazlândia (Quadra 2 Norte). Ressaltamos também que as empresas devem contratar uma empresa especializada em fazer esse recolhimento e descontaminação e que só coletamos as lâmpadas vindas de residências.

 

Já recolhemos e encaminhamos milhares de lâmpadas fluorescentes para descontaminação. Assim, evitamos que uma grande quantidade de mercúrio metálico chegasse ao meio ambiente e pudesse contaminar o solo e corpos d'água. Além disso, após o processo de descontaminação, que deve ser feito em ambiente controlado, é possível reaproveitar os principais subprodutos: alumínio, vídros, soquete, pó e o próprio mercúrio.

 

Sabemos que a sustentabilidade deve estar presente em todos os momentos da empresa. Nesse sentido, tomamos algumas ações para que nossas instalações sigam os preceitos sustentáveis, como a redução de geração de resíduos, por exemplo.

 

Nossa agência de atendimento em Brazlândia conta com diversos itens que geram economia, uso racional de energia e redução de resíduos, tais como coleta seletiva de lixo, coleta de pilhas e baterias e torneiras que reduzem em 60% o consumo de água. Outros vários itens foram reutilizados ou reciclados, que perpassam desde porcas de aço até hélices de ventiladores de refrigeração de transformadores, utilizando os 3R da Sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

 

Além disso, também reaproveitamos diversos materiais que foram transformados em móveis que estão distribuídos pela nossa sede no SIA e pelas agências de atendimento do Paranoá, São Sebastião e Sobradinho II. Este material, comprado para nossas operações de distribuição de energia, deixa de ser jogado fora e é reutilizado, o que traz redução nos resíduos gerados em nossas atividades.

 

Promovemos cursos de educação ambiental nos canteiros de obras e também ministramos cursos aos eletricistas para poda de árvores. No que diz respeito à educação ambiental aos trabalhadores de nossos empreendimentos, atingimos centenas de pessoas de forma direta. Também ministramos curso de Coleta Seletiva para os prestadores de serviços responsáveis pela limpeza de nossas instalações.

 

Além disso, também plantamos mais de 25 mil árvores nativas do cerrado no Parque Ecológico Lauro Müller e continuamos acompanhando o seu desenvolvimento. Também beneficiamos os Parques Ecológicos Ezechias Heringer e o de Águas Claras com implantação de infraestrutura.

 

O Agente CEB faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da CEB-D e realizou a troca de refrigeradores e lâmpadas de alto consumo por equipamentos mais eficientes e econômicos. O programa foi acompanhado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nas duas primeiras edições do Projeto : Agente CEB 1 (2011 a 2012) e Agente CEB 2(2013 a 2014) foram substituídos 29.219 refrigeradores e 518.182 lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas. A terceira edição, que começou em dezembro de 2016 e será finalizada em dezembro de 2017, substituiu 8.750 refrigeradores e 100.000 lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED. Além disso, foram instalados 2.600 aquecedores solares. Com isso, os números totais considerando os três projetos são:

 

Substituição de 618.182 lâmpadas

Substituição de 37.969 refrigeradores

Instalação de 2.600 aquecedores solares.

 

A seleção dos beneficiados se deu com a visita dos Agentes CEB às famílias das regiões de Baixa Renda do Distrito Federal. Durante essas visitas, o agente explicou aos moradores sobre segurança e eficiência energética, fez uma avaliação prévia da geladeira e das lâmpadas da casa e incentivou a inscrição do morador na Tarifa Social.

 

Os selecionados nessa primeira visita e que foram enquadrados na Tarifa Social receberam em seguida, um dos nossos eletrotécnicos que determinou se as geladeiras precisavam ser trocadas ou não, colocando um selo da CEB-D nas que precisaram ser substituídas.

 

Palestras

Além das substituições de refrigeradores e lâmpadas, o projeto Agente CEB também realizou 282 palestras (2011 a 2017) em diversas regiões do DF com os  temas segurança com eletricidade e eficiência energética. O programa ministrou as palestras em escolas públicas, igrejas e centros comunitários.

 

Por meio do projeto, visitamos alunos de escolas em Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Paranoá, Recanto das Emas, Planaltina, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho II.




Voltar