Cruzeiro se tornará a primeira RA com iluminação pública 100% de LED

 
O Cruzeiro está próximo de se tornar a primeira Região Administrativa do Distrito Federal com a iluminação pública totalmente eficientizada. Na manhã desta segunda-feira (05.07), a CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes) deu início a instalação de 1.805 luminárias de LED, a quantidade exata para eficientizar todo o Cruzeiro Novo. O projeto que destinou 1.344 luminárias de LED para a região do Cruzeiro Velho foi executado em novembro de 2020. 
 
Os recursos para a eficientização final do Cruzeiro são provenientes da emenda parlamentar do deputado distrital Reginaldo Sardinha (AVANTE), no valor de R$1,5 milhão. “Para mim é gratificante acompanhar a troca da iluminação do Cruzeiro Novo por lâmpadas de LED. Esse é um retorno do dinheiro público em prol de melhorias para a população”, disse. “Meu desejo é que essa eficientização chegue a todas as regiões do Distrito Federal. No que depender do aporte das emendas do nosso mandato, nós vamos continuar investindo em iluminação pública”, concluiu Sardinha. 
 
O presidente da CEB, Edison Garcia, reforça a importância das parcerias entre a CEB e os parlamentares distritais. “Os recursos provenientes de emenda parlamentar têm sido fundamentais para a execução de projetos grandes como esse do Cruzeiro. O deputado Sardinha tem sido muito sensível e dedicado a essa pauta e estamos contentes de ter em breve a primeira cidade totalmente de LED ”, disse.
 
O Cruzeiro é uma cidade bastante arborizada, possui 13 quadras poliesportivas e 36 parquinhos. Para o administrador regional, Luiz Eduardo Pessoa, a nova iluminação fará com que a população utilize ainda mais os espaços públicos. “A luz gera segurança e traz as pessoas para a rua, então a nova iluminação vai possibilitar que as crianças brinquem no fim da tarde, os adultos utilizem as quadras de esportes e que todos possam fazer atividade física com plena visibilidade”, declarou.
 
Eneio da Silva, morador do Cruzeiro há 40 anos
 
Morador da cidade há 40 anos, Eneio da Silva também é presidente do Conselho de Segurança do Cruzeiro. Ele afirma que os índices de criminalidade reduziram após a instalação das luminárias de LED no Cruzeiro Velho, em novembro do ano passado. “A iluminação pública é fundamental para a segurança. Nos locais em que antes aconteciam situações pontuais de furtos de carteiras e celulares, após a iluminação de LED não acontecem mais, então é perceptível essa diferença do antes e depois do LED”, afirmou. 
 
A previsão para conclusão do projeto é de 30 de setembro.

 

Brasília, 05 de julho de 2021.

 

 Outras Notícias...



Voltar