Com iluminação pública 100% de LED, Cruzeiro se torna a primeira RA eficientizada do DF


 

O Cruzeiro se tornou oficialmente a primeira Região Administrativa do Distrito Federal com a iluminação pública totalmente de LED. A solenidade de entrega da nova iluminação aconteceu na noite desta segunda-feira, 23.08, e contou com a presença do presidente da CEB, Edison Garcia, do administrador do Cruzeiro, Luiz Eduardo Pessoa, e o deputado distrital Reginaldo Sardinha (AVANTE).

 

A CEB, em parceria com a Administração Regional do Cruzeiro e com verbas de emenda parlamentar do deputado Sardinha, executa projetos de eficientização na RA desde o início dessa nova gestão, em 2019. Ao todo foram instaladas 4.572 luminárias de LED com investimento de mais de R$ 2 milhões.

 

Durante a solenidade, o presidente da CEB, Edison Garcia, ressaltou que o Cruzeiro é um exemplo que está sendo seguido por outras Regiões Administrativas. “É muito gratificante andar pelo Cruzeiro e perceber os estacionamentos iluminados, a sensação de segurança da população caminhando a noite, frequentando as praças e espaços públicos. Esse é o Programa Luz que Protege, que criamos no governo Ibaneis Rocha e tem esse intuito de mudar a rotina das comunidades do DF”, declarou o presidente.

 

“Transformar uma das primeiras cidades de Brasília em uma iluminação pública totalmente de LED é uma satisfação imensa. Sou morador e tenho um carinho enorme por essa cidade. Meu mandato está à disposição de todos e vamos juntar melhorar o DF”, reforçou o deputado distrital Reginaldo Sardinha no evento.

 

O administrador do Cruzeiro, Luiz Eduardo Pessoa, contou que a comunidade está muito feliz com essa entrega e já faz planos para o ano que vem. “A expectativa e a cobrança foi ficando maior a medida que a instalação do LED avançava nas quadras. Agora que esse projeto finalizou, nós já começamos a pensar nos locais que precisam de novos pontos de iluminação pública”, disse o administrador sobre obras de IP na cidade.

 

A satisfação da população com a nova iluminação pública estava visível na noite desta segunda-feira. Morador do Cruzeiro há 38 anos, Paulo Pessoa acompanhou a solenidade. “Já senti muita diferença na luz à noite, tanto na frente do meu bloco que está clarinho, quanto na caminhada que eu faço no fim de tarde. Está bem melhor e me sinto muito mais seguro”, disse.

 

A professora de dança Odailse Melo também percebeu a eficiência do LED. “Totalmente diferente a iluminação antiga dessa nova. O Cruzeiro agora é outro e estou muito feliz em morar aqui”, contou.

 

Também participaram do evento o secretário das Cidades, Valmir Lemos, a administradora do Sudoeste, Tereza Canal Lamb, o diretor técnico da CEB, Fabiano Cardoso e o superintendente de Iluminação Pública da CEB, Frederico Dourado.

 

Foto: Gilberto Alves 

 

 Brasília, 24 de agosto de 2021

 

 Outras Notícias...



Voltar