Pular para o Conteúdo
24/05/2022 15:43:00, atualizado 07/06/2022 15:50

GDF, CEB E DETRAN iniciam programas de melhorias na iluminação pública em Ceilândia, Taguatinga, Por do Sol e Sol Nascente


Foto: Gilberto Alves/CEB

Na manhã desta terça-feira (24), na estação de metrô de Ceilândia sul, o GDF, CEB e Detran DF assinaram as ordens de serviço que darão início às obras de dois projetos de melhorias na iluminação pública e faixas de pedestres da região.


O projeto Luz na Faixa é fruto de uma parceria entre o Detran e a CEB, e tem como objetivo revitalizar as faixas de pedestres das vias mais movimentadas do DF. As intervenções abrangem a renovação da pintura e a instalação de pontos de iluminação pública dedicados. 


O Programa “Luz que Protege”, por sua vez, chega às regiões de Taguatinga, Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol com a perspectiva de substituir todas as 60 mil lâmpadas por modelos em LED até o fim de 2022. A modernização do parque de Iluminação pública das três regiões administrativas tem investimentos previstos de R$ 40 milhões. 


Em sua fala, o presidente da CEB, Edison Garcia, frisou o trabalho conjunto entre o GDF, CEB e Detran, para que as regiões administrativas de Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente e Pôr do Sol estejam 100% eficientizadas até o final do ano. “A Ceb irá fazer a substituição das luminárias de cada rua residenciais, começando pelas quadras QNM 13 (CEM 03), QNM 13 (CEM 03), QNO 18 (CED 15) e QNP 16 (CED 06). Será uma grande intervenção, com o investimento de R$ 20 milhões somente em Ceilândia”, comentou. 


O Governador Ibaneis Rocha, por sua vez, expressou sua grande identificação com Ceilândia e Taguatinga, e lembrou que a região foi destacada como área prioritária pela gestão. “Ceilândia é a região mais populosa do Distrito Federal, e ficou negligenciada por muitos anos. Por isso, temos privilegiado muito em nosso governo. Iniciamos um investimento significativo em iluminação pública, porque iluminação pública de qualidade, de led, diminui a sensação de insegurança, em decorrência da claridade mais intensa”, finalizou. 


Somente em Ceilândia, serão substituídas mais de 27mil lâmpadas por modelos em LED, que além de ampliarem significativamente a luminosidade das vias, são cerca de 40% mais econômicas do que os modelos tradicionais. 


LUZ QUE PROTEGE EM NÚMEROS
•    Taguatinga, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol possuem aproximadamente 62 mil pontos de luminárias. 
•    Já foram substituídas 14 mil luminárias e os 48 mil restantes serão substituídos ainda no ano de 2022. 

 

Ceilândia
Proposta de eficientização total da Região Administrativa, com a estimativa de substituição de mais de 27 mil lâmpadas, o que corresponde a um investimento de aproximadamente 20 milhões.
•    Para o atendimento das 3 regiões (Taguatinga, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol), a previsão de investimento é de 40 milhões. 

 

Origem dos recursos
Os recursos para a eficientização do DF são provenientes do GDF, via CIP e Secretaria de Obras, em esforço conjunto com deputados, com a destinação de emendas parlamentares. 
 

Brasília, 24 de maio de 2022.

Compartilhar: