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04/06/2024 19:54:00, atualizado 25/06/2024 14:27

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO

A Carta de Serviços ao Cidadão é um instrumento de controle social que facilita a sua participação nas ações e programas do Governo do Distrito Federal. Nela, você encontrará informações claras e acessíveis sobre os serviços prestados por cada órgão e entidade Distrital.

Bem informado, você poderá avaliar os compromissos assumidos pelo Governo em relação aos serviços que presta. Após sua leitura, solicite, questione e colabore. As informações irão facilitar seu dia a dia.

Caso queira conhecer as demais Cartas de Serviços, acesse o Portal do Governo de Brasília - http://www.df.gov.br/category/servicos/.

Dê sua opinião

Para registrar reclamação, sugestão, elogio ou informação sobre qualquer Carta de Serviços, acesse o sistema de Ouvidoria, no endereço: https://www.participa.df.gov.br/.

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA

COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA - CEB

Edison Antônio Costa Britto Garcia
Diretor-Presidente

Brás Kleyber Borges Teodoro
Diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores

Fausto de Paula Menezes Bandeira
Diretor de Planejamento e de Gestão de Riscos

Wanderson Silva de Menezes
Diretor de Planejamento e de Gestão de Riscos

CEB ILUMINAÇÃO PÚBLICA E SERVIÇOS S.A.

Edison Antônio Costa Britto Garcia
Diretoria-Geral

Marlon Resende Júnior
Diretoria Administrativa e de Finanças

Mauro Jose Landim dos Santos
Diretoria de Manutenção e Operações

Hamilton Oliveira Guerra
Diretoria de Engenharia e de Planejamento

ASSINAM O DOCUMENTO

Adriana Moreira Dias
Ouvidora

Luiz Augusto Mendes Lacerda
Coordenador de Planejamento

SERVIÇOS EMERGENCIAIS PRAZO
Choque elétrico Até 12 horas
Poste caído, torto ou danificado Até 12 horas
Fiação exposta ou danificada em poste de iluminação pública Até 12 horas
SERVIÇOS NORMAIS PRAZO
Luminária acesa durante o dia Até 72 horas
Luminária apagada durante a noite Até 72 horas
Luminária furtada ou vandalizada Até 72 horas
Luminária oscilando Até 72 horas
Vários pontos acesos durante o dia em sequência Até 72 horas
Vários pontos apagados durante a noite em sequência Até 72 horas

Para dar comodidade e agilidade ao processo de atendimento ao cidadão, a CEB disponibiliza os seguintes canais de contato: Central 155, Aplicativo “Ilumina DF” e site www.brasilia.cidadeiluminada.com.br/.

Acompanhamento da Solicitação

O cidadão poderá acompanhar as suas demandas sobre os serviços por meio do teleatendimento da CEB, via Central (155), através do aplicativo “Ilumina DF”, ou acessando o site: www.brasilia.cidadeiluminada.com.br/.

Atendimento presencial

Endereço: SGAN 601 Bloco H - Edifício ÍON – Andar Semienterrado - Brasília/DF CEP: 70.830-010.

Horário

Segunda a sexta-feira, das 8:30h às 11:30h e das 14:30h às 17h.

Aplicativo gratuito para smartphones e tablets disponível para dispositivos iOS e Android contendo os seguintes serviços:

  • Luminária Apagada Durante a Noite
  • Choque Elétrico
  • Vários pontos apagados de noite em sequência
  • Luminária Furtada/Vandalizada
  • Poste Caído, Torto ou Danificado
  • Luminária Acesa Durante o Dia
  • Vários pontos acesos de dia em sequência
  • Luminária Oscilando (piscando)

Implantação e eficientização do parque de iluminação pública

Solicitação de implantação/instalação de poste/braço de iluminação pública e eficientização (troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED).

O parque de iluminação pública do Distrito Federal será totalmente eficientizado no prazo de até 03 anos, conforme Plano de Modernização e Eficientização previsto no Contrato de Concessão.

Remanejamento de poste de iluminação pública

Solicitação de mudança de local da infraestrutura e/ou rede de iluminação pública. A CEB IPES fará um orçamento do serviço a ser realizado e um novo projeto que contemple o remanejamento

Reinstalação de poste de iluminação pública

Solicitação de reinstalação/reposição de poste de iluminação pública, removido anteriormente por motivo diverso. A CEB IPES fará um orçamento do serviço a ser realizado e um novo projeto que contemple a reinstalação.

Iluminação provisória

Solicitação para instalação de iluminação pública provisória (custeada pelo solicitante).

Interferência de rede de iluminação pública

Solicitação de avaliação de interferência de rede de iluminação pública, afim de verificar a existência de interferência de infraestrutura de iluminação pública em determinado local.

Excesso de iluminação

Solicitação de avaliação de excesso de iluminação. A poluição luminosa, é causada pela luz artificial intensa à noite e afeta o sono humano, além de aumentar o desperdício de energia.

O cidadão poderá propor, outros serviços, como: sugestão de implantação de iluminação pública; sugestão de modernização de iluminação pública (LED); solicitação de remanejamento de poste; reinstalação de poste ou braço de Iluminação Pública; instalação de iluminação provisória (custeada pelo solicitante); avaliação de interferência de iluminação pública; avaliação de excesso de iluminação pública, no formulário Fale Conosco no site da CEB IPES, o qual será analisado pela área técnica. O cidadão pode acompanhar suas sugestões/solicitações pelo o e-mail cadastrado. Os prazos são determinados pelo cronograma de cada obra, de acordo com a sua especificidade.

A Ouvidoria é como uma segunda chance de falar com a CEB. Se você teve algum problema ou gostaria de elogiar o serviço, é aqui que você pode fazer isso. Mas é importante ter o número do protocolo que te deram quando você falou conosco pela primeira vez.

O que você pode registrar na ouvidoria

Ouvidoria

Canais na ouvidoria

Ouvidoria

Prazos

Prazo de vinte dias corridos para a resposta ao cidadão a contar da data do registro da manifestação

Ouvidoria
  • São dez dias para informar ao cidadão as primeiras providências adotadas – (Art. 24 do Decreto nº 36.462/2015);
  • No máximo mais dez dias para apurar e informar o resultado ao cidadão – (Art. 25 do Decreto nº 36.462/2015);
  • Para denúncias, o prazo poderá ser prorrogado pelo mesmo período de vinte dias – (Art. 25 Parágrafo 1º, do Decreto nº 36.462/2015).

Serviço de Informação ao Cidadão - SIC

O Serviço de Informações ao Cidadão – SIC também é feito através do site Participa DF.

Tipos de informação que você pode requerer

Você pode solicitar informações sobre as ações, gastos, documentos, processos e tudo mais que for de competência do Governo do Distrito Federal. É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação.

Caso não encontre a informação que está procurando no Portal da Transparência www.transparencia.df.gov.br/ ou nos sítios oficiais dos órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal, solicite e acompanhe o andamento do pedido de informação através do site Participa DF. Não é possível realizar um pedido de Informação por telefone.

Prazos

Importante

Não será atendido pedido de acesso genérico, desproporcional, desarrazoado, que exija trabalho adicional de análise, interpretação, consolidação de dados e informações, serviços de produção ou tratamento de dados que não seja de competência do órgão ou entidade.

Serviços relacionados à:

  • Falta de energia elétrica;
  • Situação das faturas de energia, impressão da 2ª via de conta;
  • Solicitação de religação de energia para sua residência ou empresa;
  • Atualização de cadastro;
  • Poda de árvores em redes de fiação elétrica;
  • Alteração da data de vencimento;
  • Solicitação de histórico de consumo;
  • Revisão de valores faturados;
  • Cabeamento de telefonia que passa nos postes de energia elétrica;
  • Tampa de bueiro/ferro;
  • Remanejamento de poste de energia elétrica;
  • Cobrança e forma de cálculo da Contribuição de Iluminação Pública (CIP)

Quem faz: Neoenergia Brasília.
Você pode contatá-los através do telefone 116, do aplicativo Neoenergia Brasília ou acessar o site oficial da empresa em www.agenciavirtual.neoenergiabrasilia.com.br/.

Serviços relacionados à:

  • Poda de árvore obstruindo a iluminação pública.

Quem faz: NOVACAP.

Serviços de manutenção em:

  • Postes fora do padrão;
  • Postes dentro de locais com acesso controlado (área interna de condomínio, órgãos, empresas, escolas etc.)

Quem faz: O próprio cliente ou profissional especializado.

Outros serviços:

  • A CEB não faz doação e nem recebe doação de postes;
  • A CEB não controla a duração da iluminação pública nas Quadras Poliesportivas, PEC e Praças. Para isso, a solicitação deve ser feita diretamente na respectiva Administração Regional

Postes de iluminação pública (CEB)

São os postes destinados exclusivamente para o fornecimento de iluminação pública nas vias e logradouros públicos. Não passam cabos de energia elétrica aparentes, conforme imagens abaixo.

Iluminação pública

Postes de distribuição de energia elétrica (Neoenergia)

Postes destinados a distribuição de energia elétrica de responsabilidade da Neoenergia e possui fiação aparente. Nesse tipo de estrutura, a infraestrutura de iluminação pública está limitada ao braço e luminária.

Iluminação pública

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