Pular para o Conteúdo
09/12/2021 11:35:00, atualizado 18/04/2022 12:13

CEB recebe prêmio por alcançar 100% do Índice de Transparência Ativa

CEB recebe prêmio por alcançar 100% do Índice de Transparência Ativa

No dia 9 dezembro, foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio “Índice de Transparência Ativa” aos órgãos, secretarias e entidades públicas do Distrito Federal que atingiram os 100% do índice de transparência em suas informações. Essa é a 6ª edição do Prêmio, que tem por objetivo estimular a publicação ativa de informações de interesse público.

O Controlador-geral do DF, Paulo Martins, em seu discurso, exaltou o feito inédito alcançado em 2021, pois pela primeira vez desde a sua criação, todos os órgãos da administração direta e indireta do GDF alcançaram 100% de transparência nas informações. Martins também ressaltou a importância do controle social sobre os atos do governo. “A transparência é o principal instrumento de combate à corrupção, pois é por meio dela que a sociedade participa do governo, fiscaliza e cumpre seu papel”, disse.

Edison Garcia, presidente da CEB, foi indicado pelo vice-governador Paco Brito para falar na solenidade em nome dos órgãos e empresas do GDF. Garcia frisou o trabalho proativo que a controladoria geral do DF tem feito para auxiliar as empresas e órgãos do GDF a melhorar a transparência de suas informações, e o benefício que essas iniciativas trazem à gestão e à sociedade. “A Controladoria tem sido um instrumento de ajuda, para que nós, administradores, façamos das empresas o exemplo que elas são hoje, com 100% de transparência. Isso é importante para a população do GDF, importante para uma gestão pública transparente, que dê informação ao público e à própria Administração Pública”, comentou.

Para a avaliação de transparência, são realizadas avaliações das informações divulgadas nos sites, seguindo as normas da lei distrital de acesso à informação do DF (nº 4.990/2012), como endereço, formas de contatos telefônico ou eletrônico e dados de caráter institucional, pertinente a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.

Participam da avaliação todos os órgãos da administração direta e indireta do GDF, como secretarias, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, órgãos especializados e autônomos e administrações regionais.

Brasília, 09 de dezembro de 2021.

Compartilhar: