Pular para o Conteúdo
10/12/2024 17:28:00, atualizado 10/12/2024 17:38

CEB apresenta o ‘SmartCEB’: nova tecnologia para monitoramento da iluminação pública e sustentabilidade urbana

 

Em um marco de inovação tecnológica, a CEB Participações e a CEB Lajeado, controladas pela CEB Holding, realizaram um workshop, nesta terça-feira (10/12), para apresentar o SmartCEB, resultado de uma parceria de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O projeto não apenas resultou em um produto inovador, mas também abriu caminho para a criação de outros produtos de alta tecnologia que serão disponibilizados no mercado, consolidando a liderança da CEB no setor de soluções inteligentes. Até o momento, quatro pedidos de patente foram registrados pela empresa, reforçando o compromisso com a inovação.  

De acordo com Edison Garcia, presidente da CEB, o projeto ‘SmartCEB’ integra o modelo de concessão de iluminação pública do Distrito Federal, criado durante o governo Ibaneis. “Trata-se de uma parceria público-pública entre a Secretaria de Obras do Distrito Federal e uma de nossas subsidiárias, que será responsável pela modernização, gestão e administração da iluminação pública por 30 anos, a CEB IPes. Esse modelo é essencial para o avanço tecnológico e a sustentabilidade na gestão de infraestrutura urbana, além de modernizar o terceiro maior parque de iluminação pública do Brasil”, explicou.  

O SmartCEB introduz inéditos quadros inteligentes capazes de medir consumo e qualidade de energia, garantindo segurança com proteção contra sobretensão e correntes irregulares. Além disso, sensores IoT instalados em postes funcionam como miniestações meteorológicas, monitorando temperatura, umidade, qualidade do ar e níveis de CO2. A tecnologia permite uma gestão mais eficiente e sustentável, com capacidade de identificar falhas rapidamente e otimizar o consumo de energia em tempo real.  

O projeto também inclui o dispositivo ioTraffic, que utiliza processamento interno para contabilizar o tráfego de veículos, gerando dados que poderão ser aplicados à dimerização da iluminação pública, reduzindo custos energéticos. Esse dispositivo, além de otimizar o consumo de energia, oferece potencial para segurança pública ao identificar placas de carros roubados de forma eficiente e integrada.  

Edison Garcia destacou o impacto transformador da iniciativa: “A iluminação pública será um dos principais instrumentos para otimizar a gestão de diversos serviços urbanos. Este projeto nos enche de orgulho, pois demonstra como é possível modernizar a infraestrutura urbana com tecnologia de ponta, como o 5G, em parceria com instituições como a UFJF. É um exemplo de como a inovação pode transformar cidades e melhorar a qualidade de vida”. 

Com investimentos robustos e alinhamento às normas da Agência Nacional de Enérgia Elétrica (Aneel) para projetos de P&D, o ‘SmartCEB’ já está sendo implementado em Brasília como projeto piloto, com a instalação de dois quadros inteligentes e 80 dispositivos CityIoT. Essa tecnologia promete revolucionar a iluminação pública e também servir como base para o desenvolvimento de cidades mais conectadas e sustentáveis.

 

Compartilhar: