Pular para o Conteúdo
06/06/2019 14:10:00, atualizado 17/03/2022 14:11

Nova iluminação atrai visitantes ao Parque de Águas Claras

Quem tem o costume de ir à noite ao Parque de Águas Claras, notou que ultimamente está mais fácil caminhar e apreciar as belezas do local. Seja para levar os filhos ao parquinho, passear com o cachorro ou fazer uma atividade física, a nova iluminação pública surpreendeu positivamente os frequentadores. A Companhia Energética de Brasília (CEB) substituiu as 389 luminárias convencionais por LED, em intenso trabalho que terminou nessa terça-feira, 04/06.

corredor

Marcos Borzuk satisfeito com a diminuição dos picos de energia

O corredor Marcos Borzuk perdeu 20 quilos desde que começou a se exercitar no parque, há 10 anos. Ele afirma que já sente a diferença na iluminação. “Desde maio percebi uma grande diminuição nas quedas e picos de luz no trajeto que faço. Às vezes, as luzes falhavam e agora não vejo isso acontecer mais”. Esse é um dos benefícios das lâmpadas de LED, que requerem menos manutenção e possuem 60 mil horas de vida útil, o dobro das lâmpadas convencionais.

Cristina e Márcio vão aumentar as idas ao parque depois da nova iluminação

Cristina e Márcio vão aumentar as idas ao parque depois da nova iluminação

O casal Cristina Souza e Márcio Souza adora passear com os cachorros no parque todo domingo e está aproveitando o período de férias para ir também durante a semana. Eles costumam usar a entrada do parque que tem uma guarita e uma descida logo à direita e contam da dificuldade com a luz antiga. “No trajeto que fazemos até o centro do parque, tinha uma área com pouca iluminação próxima a um formigueiro. Passar com os cachorros lá era complicado, porque as formigas atacavam e poderia dar uma reação alérgica neles. Também ficávamos com medo de cobra, que já vimos algumas vezes aqui. Com a nova iluminação ficamos muito mais tranquilos, nós amamos o resultado, vamos vir mais vezes”, conta Cristina.

Com grande número de postes, a área central onde ficam as quadras e quiosques parece não anoitecer mais. Quem está feliz é a Margarida Ferreira, dona de uma lanchonete há 16 anos no local. “Me sinto muito mais segura para trabalhar e fechar o caixa na hora de ir embora. Com essa iluminação dá para ver tudo à longa distância, fica difícil alguém se esconder”, afirma.

A noite de quarta-feira, 05/06, foi a primeira vez que Manoela Rodrigues levou seus dois filhos e o cachorro para brincar no Parque de Águas Claras. Ela conta que a iluminação é o primeiro fator que considera para a segurança do passeio da família. “Estou encantada com a claridade do parque e vou voltar com certeza. Durante a tarde faz muito calor e a noite é o melhor momento para vir. Gosto de levar meus filhos para parques, para que eles vejam que a vida é mais do que computador e celular”, afirma Manoela.

Manoela

Manoela Rodrigues com os filhos João Paulo (12) e Maria Luiza (6) e a cachorrinha Magrela (6)

A economia de energia com as luminárias de LED pode chegar à 60% para o Governo do Distrito Federal e o valor investido na troca das luminárias foi de R$ 266.248,40, que será retornado aos cofres públicos, apenas com a economia de energia.

Confira a iluminação antes e depois do Parque de Águas Claras!

Antes:

pessoas

Depois:

pessoas 2

Brasília, 06 de junho 2019.

Compartilhar: