06/11/2025 14:54:00, atualizado 06/11/2025 15:13

CEB reforça compromisso com governança corporativa em participação no Conexão Governança, do IBGC
Companhia apresentou os avanços em gestão sustentável, resultados financeiros e relacionamento com investidores
O presidente da CEB, Edison Garcia, participou nesta quinta-feira (06/11), do Conexão Governança, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Reconhecido como a principal referência nacional no tema, o Instituto reuniu executivos, especialistas e gestores públicos para debater tendências da governança no Brasil e no mundo, além de apresentar perspectivas sobre o futuro das boas práticas corporativas no país.
Garcia integrou um dos principais painéis do encontro, ao lado de Marcelo Gasparino, vice-presidente do Conselho de Administração da Vale; Andrea Fuga, sócia da EY; sob mediação de Tatiana Oliveira, coordenadora do capítulo Brasília do IBGC. Em sua exposição, o presidente traçou um panorama histórico da evolução da governança no Brasil e destacou o papel das boas práticas na geração de valor econômico, eficiência operacional e responsabilidade social e ambiental.
Durante a apresentação, Garcia ressaltou o desempenho recente da CEB como resultado de uma governança sólida. Em 2024, a companhia registrou lucro líquido de R$ 225,5 milhões, consolidando o processo de reestruturação iniciado com a privatização do braço de distribuição de energia, em 2021, que arrecadou R$ 2,5 bilhões de ágio. Ele também destacou a criação da CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes), empresa de capital aberto que administra a concessão de iluminação pública do Distrito Federal por 30 anos e se tornou referência em eficiência e inovação no setor.
O presidente também apresentou os novos projetos da companhia, com foco na expansão da geração fotovoltaica, reforçando o compromisso da CEB com soluções sustentáveis e alinhadas às melhores práticas de mercado.
Valorização, mercado e free float
No painel, Garcia trouxe um panorama atualizado da relação da CEB com seus acionistas. Desde 2021, a empresa tem fortalecido sua estrutura de governança, ampliado a transparência e estreitado o relacionamento com o mercado. Atualmente, o free float — parcela de ações em circulação — é de 19,85%, índice que contribui para maior liquidez e atratividade para investidores individuais e institucionais.
Entre janeiro e outubro de 2025, as ações da companhia apresentaram valorização média de 45%, acompanhando o fortalecimento da base acionária, hoje formada por mais de 10 mil investidores
Para Garcia, esse avanço demonstra que a modernização da gestão e a consolidação de uma governança robusta têm ampliado o acesso da CEB ao mercado de capitais:
"A governança corporativa é um dos pilares da CEB. Temos trabalhado para oferecer transparência, previsibilidade e responsabilidade na gestão, o que se reflete diretamente na confiança dos investidores e no desempenho da companhia. Nosso compromisso é manter um modelo de gestão que gere valor sustentável para o Distrito Federal e para os nossos acionistas", afirmou.
A presença da CEB no evento do IBGC reforça o compromisso da empresa com boas práticas de gestão, transparência e diálogo constante com seus stakeholders. A agenda de governança segue como prioridade estratégica, sustentando a construção de uma companhia mais moderna, eficiente e alinhada aos parâmetros internacionais.