05/12/2024 09:47:00, atualizado 05/12/2024 10:59

CEB apresenta projeto de transição energética no Fórum Lide Brasil
Brasília reafirmou sua posição como referência em inovação e sustentabilidade durante o Fórum Lide Brasil, realizado nesta quarta-feira no Palace Hotel, com a presença de autoridades e empresários de todo o país. Edison Garcia, CEO da CEB, foi um dos destaques do evento ao apresentar projetos estratégicos da companhia para a transição energética e o desenvolvimento urbano sustentável na capital federal.
Garcia detalhou o ambicioso projeto 'Brasília Capital da Iluminação Solar', que conta com financiamento de € 94 milhões do banco dos BRICS (NDB). O projeto prevê a construção de uma usina fotovoltaica com capacidade de 120 megawatts, que abastecerá prédios do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Governo Federal, reduzindo significativamente os custos com energia pública. O CEO da CEB detalhou ainda o projeto que prevê a modernização do parque de iluminação pública de todo o DF até 2025.
“Estamos promovendo a troca da iluminação pública de vapor de sódio, que consome muito mais energia, por lâmpadas de LED. Brasília tem o terceiro maior parque de iluminação pública do Brasil, e modernizá-lo é essencial para uma gestão mais sustentável”, disse o CEO.
Outro marco destacado por Garcia foi o crescimento expressivo da Geração Distribuída (GD) em Brasília. “Em 2019, tínhamos cerca de 70 usinas fotovoltaicas com capacidade de 10 megawatts. Hoje, são 25 mil usinas, gerando cerca de 450 megawatts, o que representa quase 8% da nossa capacidade de geração. Recentemente, incluímos a maior usina fotovoltaica da cidade e estamos desenvolvendo projetos para autossuficiência energética do STF, do Aeroporto de Brasília e do BRB”, pontuou.
O Fórum Lide Brasil trouxe debates sobre temas centrais como a transição energética e a atração de investimentos verdes, reforçando o papel estratégico das cidades no enfrentamento das mudanças climáticas. Com o projeto da CEB, Brasília se posiciona não apenas como uma capital administrativa, mas como um modelo de sustentabilidade e inovação para todo o país.