Pular para o Conteúdo
21/10/2022 09:00:00, atualizado 25/10/2022 10:45

Coordenadores e Gerentes da CEB participam do Programa de Desenvolvimento de Liderança

Quando se fala em cargos de responsabilidade, muitos acreditam que chefiar e liderar são sinônimos. Contudo, ser chefe ou líder está longe de ser a mesma coisa. Esse é um dos temas que fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) para os coordenadores e gerentes da CEB, ministrado pelo consultor e coach Marcos Ton.

A ideia do programa é trabalhar os fundamentos de um líder, como explica Marcos Ton. ”O primeiro eixo que tratamos é o de liderança pessoal, que é a parte de auto desenvolvimento. Depois partimos para o módulo de liderança de pessoas, e, por fim, a liderança dos processos de cada área”.

O primeiro de quatro encontros presenciais aconteceu nesta terça-feira, 18/10, e contou com a participação de 27 gestores da média administração. O curso é composto por aulas presenciais e virtuais para o acompanhamento das atividades de desenvolvimento e capacitação de liderança.

O coordenador de contratos da CEB IPES, Wires Santos Amorim, participou do primeiro workshop e afirmou que o Programa vai agregar no seu desenvolvimento. “O curso nos instigou a olhar para dentro com o intuito de alcançar o que projetamos para o futuro, tanto pessoal como profissional. Tenho a expectativa de que o curso irá ajudar a me entender melhor como líder, evoluir como profissional e contribuir mais com meu time e com os objetivos da CEB”.

Para a Gerente de Gestão de Pessoas, Fernanda Sales, além dos investimentos em capacitações dos empregados pelo viés técnico, também é de extrema importância o desenvolvimento de competências comportamentais. “Nosso capital humano é riquíssimo em conhecimento técnico e desenvolver as competências comportamentais são fundamentais para a formação de um time de alto desempenho”, declarou.

E qual é, afinal, a diferença entre chefe e líder, mencionada no início dessa reportagem?

De forma simplificada, enquanto o líder inspira a equipe e tem autoridade pelo seu respeito ao próximo, consideração e maneira como envolve os demais colegas, o chefe é temido pelos empregados, dá ordens e controla a equipe, sem ouvir tampouco considerar opiniões contrárias às suas. 

Compartilhar: