Pular para o Conteúdo
13/10/2025 08:49:00, atualizado 13/10/2025 08:56

 

CEB apresenta ao MPDFT dados sobre furtos e desafios da iluminação pública do DF

 

O presidente da Companhia Energética de Brasília Iluminação Pública e Serviços (CEB IPES), Edison Garcia, apresentou à promotora do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Marilda dos Reis Fontinele, um panorama sobre os furtos de cabos e os desafios enfrentados da manutenção e modernização da iluminação pública do Distrito Federal.

O encontro ocorreu na Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) e contou com a presença do diretor de Operação e Manutenção da CEB IPES, Paulo Afonso Teixeira Machado, além de representantes do DF Legal e da Administração do Plano Piloto e equipe de apoio de todos os presentes. 

Durante a audiência, a CEB apresentou números alarmantes: apenas em 2025, quase  70 quilômetros de cabos foram furtados em diferentes regiões administrativas. Em muitos casos, os furtos ocorreram no mesmo dia em que as equipes realizaram a reposição. “Temos um trabalho constante de reposição, mas infelizmente, em vários pontos, o furto acontece novamente poucas horas depois, como foi o caso recente da 709 norte”, destacou Edison Garcia. Esse tipo de ocorrência tem impacto direto no tempo de resposta às demandas da população e nos custos da manutenção.

Entre as medidas preventivas, a CEB IPES vem retirando postes de áreas críticas e instalando braços e luminárias diretamente na rede e soldado todas as caixas de manutenção dos postes, reduzindo o acesso indevido aos cabos.

O presidente da CEB também relatou situações inusitadas e graves, como o chamado “sequestro” de postes e caixas de acesso de cabos subterrâneas, incorporados por moradores a áreas privadas.“Existem casos em que a caixa de acesso aos cabos de energia fica dentro da sala ou do jardim da pessoa. Nesses locais, não podemos realizar a manutenção nem substituir as luminárias por LED, porque o equipamento foi simplesmente englobado ao terreno particular”, explicou.

LED no DF 

Mesmo diante das dificuldades, a empresa segue avançando na modernização da rede com luminárias de LED, projeto executado com recursos próprios. “Os valores arrecadados pela Contribuição de Iluminação Pública (CIP), após o pagamento da conta de energia e das contribuições obrigatórias, deixam uma margem muito pequena para manutenção e modernização. Ainda assim, conseguimos transformar boa parte do parque de iluminação do DF”, afirmou o presidente.

A CEB IPES é responsável por mais de 250 mil postes de iluminação pública em todo o Distrito Federal. As equipes trabalham 24 horas por dia, em esquema de plantão, para atender às solicitações registradas pelos canais oficiais. “Temos uma equipe dedicada e comprometida, mas os furtos e a dificuldade em ampliar a estrutura contratual impactam diretamente na capacidade de resposta e na modernização contínua da rede”, concluiu.

A Promotora agradeceu a visita da equipe para esclarecer os pontos e disse ter ficado impressionada com as informações. "Eu sabia que existia um problema, principalmente relacionado aos furtos, mas não tinha noção da dimensão da situação. Por isso é tão importante essa troca de informações", finalizou. 

Compartilhar: