Pular para o Conteúdo
28/07/2022 15:25:00, atualizado 28/07/2022 15:34

Empregados do Grupo CEB visitam a Barragem do Paranoá

Iniciativa tem como objetivo a conscientização sobre prevenção de acidentes de trabalho


A Usina Hidrelétrica do Paranoá, mais conhecida como Barragem do Paranoá, é de uma beleza encantadora. Criada na década de 60, a Pequena Central Hidrelétrica represa a água do Lago Paranoá, local com belas paisagens da vegetação do cerrado, e possui capacidade instalada de 30MW, o que pode gerar energia suficiente para abastecer, em média, 11 mil unidades consumidoras.

Para conhecer a estrutura da Barragem, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em atenção ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado no dia 27 de julho, realizou um convite para que os empregados das outras empresas do Grupo CEB (Holding, IPES, Lajeado e Participações) pudessem ter a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho da CEB Geração, que possui a concessão da Usina até abril de 2050.

A visita foi guiada pela engenheira civil da CEB Geração Kelly dos Santos e pelo engenheiro eletricista João Batista Cruz, que explicaram o funcionamento da PCH e dos maquinários utilizados para a geração de energia elétrica. O presidente da CIPA, Eduardo Sampaio, explica sobre a importância deste dia. “Embora muitas pessoas estejam conosco há anos, algumas não conheciam a Barragem. A visita foi muito importante para entendermos que todo o processo, além de muito técnico, envolve prioritariamente a segurança: da operação, das pessoas, dos trabalhadores e da comunidade que vive a jusante do rio”, disse Eduardo fazendo alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Para o advogado da CEB IPES, Thiago Beze, a experiência foi enriquecedora. “Gostei muito da explanação feita pelos engenheiros, aprendemos bastante sobre os procedimentos e informação nunca é demais. A conscientização é o primeiro passo para evitarmos acidentes”, declarou.

Ao todo, 19 funcionários do Grupo CEB estiveram presentes na visita realizada na manhã desta quarta-feira, 27 de julho, na Usina do Paranoá.

Brasília, 27 de julho de 2022

Compartilhar: