Pular para o Conteúdo
08/09/2025 15:15:00, atualizado 08/09/2025 15:27

Foto: Will Volcov e Vanessa Carvalho/LIDE

CEB participa do LIDE Brazil Development Forum em Washington, nos EUA

Evento que reúne líderes dos setores público e privado aborda questões relacionadas à transição energética e mudanças climáticas

O presidente da CEB, Edison Garcia, participa do LIDE Brazil Development Forum, realizado em Washington, nos Estados Unidos. O evento reúne representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Governo do Distrito Federal, incluindo o governador Ibaneis Rocha, e dos governos do Rio de Janeiro e de São Paulo, fortalecendo a atuação integrada da companhia, além de reforçar a atuação da empresa na busca por projetos cada vez mais inovadores relacionados à transição energética.

No painel sobre Mudanças Climáticas, que abordou Projetos para Transição Energética e Economia Circular, Garcia trouxe à tona uma discussão relevante sobre o curtailment, processo que consiste na redução, restrição ou interrupção da geração elétrica quando a produção excede a capacidade do sistema de transmissão ou a demanda da população.

“Embora o curtailment possa impactar negativamente geradores e a economia, ele também cria oportunidades para modernização da rede, avanços regulatórios e desenvolvimento de novas tecnologias. As baterias de armazenamento de energia são um exemplo, permitindo mitigar os efeitos do curtailment no Brasil e no mundo.”

Garcia também destacou as tendências que devem moldar o sistema energético nacional, ressaltando que:

“O Brasil tem hoje uma matriz energética claramente voltada para a energia solar e, por isso, precisamos estar focados  no futuro da energia no nosso país, que passa por captura de carbono, Inteligência Artificial e IoT, energia solar distribuída e pelo hidrogênio verde, produzido a partir de fontes renováveis, que se consolida como peça-chave na transição energética”, destacou.

Durante sua participação, Garcia apresentou os principais projetos estratégicos da CEB, destacando a construção de usinas fotovoltaicas, que posicionarão o Distrito Federal na vanguarda da transição energética no Brasil. Ele também reforçou os avanços na modernização da iluminação pública da capital, que será 100% LED até o início de 2026. 

A modernização trará uma redução de 44.760 MWh/ano no consumo de energia elétrica, suficiente para abastecer 18.000 residências familiares, e evitará a emissão de 2.400 toneladas de CO2, contribuindo diretamente para a diminuição da pegada de carbono da cidade.

A participação da CEB no LIDE reafirma o compromisso da companhia com inovação, sustentabilidade e eficiência energética, alinhando o Distrito Federal às melhores práticas globais e fortalecendo sua atuação frente aos desafios da transição energética e das mudanças climáticas.
 

Compartilhar: